Opinião do dia – Marco Antonio Villa


A boa nova é que sociedade civil está se mobilizando. Diferentemente de 2006 e 2010, desta vez o espírito cívico se manteve. Manifestações nas ruas, reuniões, debates nas redes sociais têm marcado a conjuntura pós-eleitoral. É uma demonstração de interesse pelos destinos do país e que desagrada — e não poderia ser o contrário — aos marginais do poder. Mas o que chama a atenção é o silêncio de entidades que, em certa época, estiveram à frente na defesa do Estado Democrático de Direito. Uma delas é a Ordem dos Advogados do Brasil. Qual a razão da omissão? E os artistas? O silêncio tem alguma relação com os generosos patrocínios da Petrobras?

Marco Antonio Villa, historiador. Lula, Dilma e o petrolãoO Globo, 9 de dezembro de 2014.

3 comentários:

  1. UM COMENTÁRIO BEM FEITO E ATUAL. PRECISAMOS SIM CONTINUARMOS VIGILANTE, POIS OS ASSALTOS AOS COFRES PÚBLICOS BRASILEIRO EM TODAS AS ESFERAS DE GOVERNO ACONTECE TODO SANTO DIA.

    ESSA OPERAÇÃO LAVA JATO É A MAIOR DE TODAS E TODOS OS GRANDES PARTIDOS ESTÃO ENVOLVIDOS E É NUMA ESCALA GEOMÉTRICA COM GRANDES FORTUNAS QUE TEM LEVADO O BRASIL A FICAR MAIS POBRE AINDA.

    POR ISSO QUE OS GRANDES PROFISSIONAIS DA POLÍTICA BRASILEIRA NUNCA QUISERAM FAZER REFORMA NENHUMA PARA LHES TIRAR OS BILHÕES DE REAIS QUE SÃO TRAZIDOS NAS MALAS PRETAS PARA COMPRAR PREFEITOS, DEPUTADOS ESTADUAIS E O ESCAMBAU.

    ResponderExcluir
  2. PROFESSOR, RAFAEL BRASIL.

    OS ARTIGOS PUBLICADOS NESTE BLOG TEM SIDO MUITO IMPORTANTE PARA O APRIMORAMENTO DA NOSSA FRÁGIL DEMOCRACIA.É UMA PENA QUE MUITOS DOS ELEITORES DESINFORMADOS DO NORDESTE E DO BRASIL NÃO TENHAM ACESSO AINDA AS INFORMAÇÕES DO DIA A DIA.

    MUITOS SE DEIXAM SER LEVADOS PELOS CABOS ELEITORAIS QUE APARECEM NAS VÉSPERAS DAS ELEIÇÕES COMPRANDO ESSE POVO PARA VOTAR SEM PENSAR NAS CONSEQUÊNCIAS DESAGRADÁVEIS PARA O BRASIL.

    MAS JÁ OUVE UMA MELHORA SIM. PORÉM FALTA MUITA COISA AINDA. OS GRANDES ESCÂNDALOS DESTE PAÍS PRECISAM SIM VIR À TONA .MUITO TRABALHO TERÁ A NOSSA POLÍCIA FEDERAL PARA DESMASCARAR ESSE BANDO QUE VEM ASSALTANDO OS COFRES PÚBLICOS DEIXANDO AS NOSSAS CRIANÇAS E OS NOSSOS JOVENS SEM ESPERANÇA, SEM TRABALHO E SEM ESPERANÇA DE UM BRASIL MELHOR.

    PARABÉNS! PASSEI A SER UM LEITOR ASSÍDUO DOS SEUS ARTIGOS PUBLICADOS.PRECISAMOS SIM LER MUITO MAIS...

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado. Realmente o Brasil precisa, dentre muitas outras coisas, democratizar a internet. Que todos tenham acesso à informação. Porém creio muito na dinâmica da democracia. Muita coisa precisa ser feita, sobretudo na educação. Democraticamente este povo vai sair do poder . Não se trata evidentemente em acabar com a esquerda, esta tem que ser inteiramente renovada. O que não se pode é admitir estes cacarecos esquerdistas arcaicos e essencialmente autoritários, no poder. Além de corruptos. Temos que varrer definitivamente esta gente do mapa político. Saudações democráticas, Rafael Brasil.

    ResponderExcluir