PESQUISA ISTOÉ: Sensus compra a briga contra Ibope e Datafolha e mostra Aécio muito na frente de Dilma - DO BLOG DE RONALDO CÉSAR





Nova Pesquisa ISTOÉ/Sensus realizada a partir da terça-feira (21) reafirma a liderança de Aécio Neves (PSDB) sobre a petista Dilma Rousseff nos últimos dias da disputa pela sucessão presidencial. 

Segundo o levantamento que entrevistou 2 mil eleitores de 24 Estados, o tucano soma 54,6% dos votos válidos, contra 45,4% obtidos pela presidenta Dilma Rousseff. Uma diferença de 9,2 pontos percentuais, o que equivale a aproximadamente 12,8 milhões de votos. 

A pesquisa também constatou que a dois dias das eleições 11,9% do eleitorado ainda não decidiu em quem votar. “Como no primeiro turno, deverá haver uma grande movimentação do eleitor no próprio dia da votação”, afirma Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus. 

Se for considerado o número total de votos, a pesquisa indica que Aécio conta com o apoio de 48,1% do eleitorado e a candidata do PT 40%.

De acordo com Guedes, a pesquisa realizada em cinco regiões do País e em 136 municípios revela que o índice de rejeição à candidatura de Dilma Rousseff se mantém bastante elevado para quem disputa. 44,2% dos eleitores afirmaram que não votariam na presidenta de forma alguma. A rejeição contra o tucano Aécio Neves é de 33,7%.

AGORA COMIGO: O Datafolha mostrou uma diferença de 6% a favor de Dilma, e o Ibope ampliou esta vantagem para 8%. 

Algum instituto será desmoralizado no próximo domingo. As diferenças no primeiro turno já foram estratosféricas.

De certo, o Brasil precisa regulamentar as pesquisas eleitorais, que se tornaram um produto manipulável para aqueles aos quais os institutos estejam vinculados. 

2 comentários:

  1. O blog do Ronaldo César, mesmo sendo, mais à direita do que o do blogueiro patriota, também não tocou n assunto da revista Veja. Bem talvez ele prefira à Isto é, sem saber que é do mesmo grupo. Agora, há pouco deixei outro comentário no Blog do Roberto Almeida, num texto de uma tal de Uraniano (que nunca vi mais brega), no qual ele tenta passar por escritor relatando a passagem de Dilma pelo Recife. Não sabe ele que isto foi antes da denúncia do Youssef ter vasado. Deixei lá o seguinte comentário:

    O jornalista Uraniano pegou os dois beijos enviados pela Dilma. Guarde-os caro jornalista, porque depois da denúncia de Veja, ela só poderá distriubui-los lá em Brasilia junto com o Lula e Zé Dirceu. Eu não sei como é que uma empolgação tão grande acontece em Recife, quando o João Paulo foi defenestrado não faz um mês. Parece que o Uraniano estava igual ao Lula, com uma caninha 51 no quengo.

    Aqui eu só acrescento que eu soube, através de uma amigo que mora lá, que no Recife, quando se houve falar em PT, o cara pergunta: O que é isto? Já em Garanhuns ainda tem gente que acredita que este partido ainda existe. Que vergonha.

    ResponderExcluir
  2. não me espantaria se o dinheiro da petrobras, milhões, teria comprado essas duas pesquisas: 8 pontos de subida de um dia pra outro justamente quando explodem escandalos? nem na venezuela ou cuba suberia tanto

    ResponderExcluir