Jarbas disse que o senado está uma verdadeira esculhambação. A câmara também, nobre senador. Nunca na história do país, o congresso esteve tão desmoralizado. O nível é baixíssimo, pois a grande maioria dos ocupantes, chegou lá na base do dinheiro, sem o qual não se faz política hoje em dia. Até vereadores ganham absurdos, quando antigamente não ganhavam nada, sobretudo nas cidades pequenas. Um deputado só se elege com uma grande soma de apoios de vereadores e prefeitos, o que custa uma nota. São estas pessoas sobretudo os vereadores que vão efetivamente buscar os votos previamente negociados. Uma campanha para vereador, também está custando uma nota, sobretudo nos maiores centros.
Seria preciso urgentemente uma ampla reforma política, com a efetiva participação popular. Sem reforma política, continuamos nesta incompetência e roubalheira. Ou seja;voto facultativo, distrital misto, mudança radical na propaganda midiática, com a proibição de edições e marquetagens. Todos falariam no mesmo cenário fornecido pela justiça eleitoral. Fim dos carros de som, a não ser o sujeito candidato falando, causando o fim dos horríveis jingles eleitorais. E maior transparência nas doações, seja de pessoas físicas ou jurídicas. Punição exemplar para crimes de corrupção eleitoral, e vai por aí. No momento em que escrevo, Sarney manda alegremente no senado, que agora deve eleger o comprovadamente corrupto, já defenestrado pelo próprio senado, Renan Calheiros. Mais uma vergonha para a instituição que abrigou figuras como Marcos |Freire, Marco Maciel, Tancredo Neves, Franco Montoro, Fernando Henrique Cardoso e muitos outros que não me vem à memória. A banalização da política só serve para os reacionários de plantão de direita ou de esquerda. É ruim para a democracia e péssimo para a cidadania. É no vácuo da banalização da política que afiam as unhas autocratas como um Zé Dirceu, ou mesmo de um Sarney da vida. Vade retro satanás!

9 Comentários

  1. Desse todos na sua lista de aponta um que preste... Tudo RATO da mesma especie. Ou seja hoje eu falo mal de Lula ou de Aécio. E amanhã esterei junto com eles em tal campanha politica, para ferrar o povo. Ou seja isso é a politica no BRASIL.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o professor, no entanto, discordo do SOS EISNTEIM, Aércio precisa de uma chance no poder, pois ´pior é o PT no comando.

    ResponderExcluir
  3. Sr. Pedro Valperes, não sou Einstein. Mas leia um pouco mais jornais no geral, e não só as meterias que a globo e seus jornais e revistas circulam. Agora chance pra que se este mesmo partido afundou SP em 16 anos no poder. Agora me apontar um melhor que o outro? Outra se a turma do PSDB são tão bom assim porque, que nas ultimas perde todas para o PT? Ao meu ver políticos só tem um objetivo, desviar dinheiro público, isso com parceria de todos os partidos, porque ninguém consegue fazer tanta roubalheira sozinho... Afirmo são todos RATOS isso de todos os partidos, e chance desses merdas tem que ser atrás das grandes. Isso de qualquer partido.

    ResponderExcluir
  4. SOS contra fatos não há argumentos, o PSDB foi o responsável direto pela estabilidade financeira do Brasil com a implantação do plano real, concordo com o senhor, roubalheiras existem em todos os governos, porém , o PT (RATAZANAS) ultrapassou todos os limites , com suas obras de fachada, exemplo TRANSNORDESTINA E TRANSPOSIÇÃO, obras culpadas de maneira direta pelos maiores desvios de dinheiro público acontecido na história desse país.
    O PSDB , o PPS e o PSOL, possuem ótimos quadros, políticos, Aércio Neves ,Roberto Freire Randolfe Rodigues devem serem prestígiados, pois , ninguém suporta mais a corja do PT no poder supremo.
    Ou mudamos, ou , nosso Brasil será um império dominado por um partido formado históricamento por um bando de corruptos , idealizadores do Partido Único , o PT(PU).

    Jucati-PE

    ResponderExcluir
  5. Sao todos ratos, e quem rouba na política tam participação de todos os partidos. Todos sabem disso. Abraços um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que votos não irão mudar nada, enquanto os mesmos não mudarem as leis. Que por sinal favorece os próprios quando fazem tanta roubalheira, se os votos resolvessem tudo já estaria mudado penso assim. Porque Sr. Pedro, na política e tamanho volume de dinheiros poucos não se corrompem. Condições com você, mas bandido político será sempre bandido político.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com você e não condições.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Talvez a resolução de tudo no Brasil passe por uma tremenda reforma política SOS,no entanto, sabe-se que o PSDB esteve no poder por 10 anos e não fez , o PT vai completar 12 anos no poder e também ignorou a mesma e não fará.
    Às mudanças só ocorreram quando nossa sociedade tornar-se madura cuturalmente( analfabetos políticos), mas só pensam em futebol e em trans formar políticos corruptos como Lula e outros em deuses. À educação foi chutada, o aumento no salário já deteriorado dos docentes foi de 7,97% , enquanto o salário mínimo aumentou 9% e à inflação aumentou bem mais.
    Essas reformas urgentes , tanto à política , quanto a do judiciário só acontecerão no instante exato que todos os brasileiros forem críticos, não aceitando às imposições do governos imperialistas e irem para as ruas mostrarem que realmente desejam às diferenças.
    Um abraço, SOS , porém , saiba que Caetés tem um grande tucano Severino Gordo, peça fundamental para decretar o fim da dinastia sampaio,detentora do poder durante 20 anos num lugar onde às leis dizem serem apenas 4 anos a duração de um mandato.
    JUCATI-PE

    ResponderExcluir
  9. Com relação Caetés - PE. Sou da cidade, vivo fora da mesma ha 18 anos, espero que seja de qual for o partido, torço para que olhe para o povo no geral e não para Zé da Luz e sua turma, porque o que foi já foi... Creio que com relação os políticos ir para as ruas é uma boa mas poucos fazem valer o vosso voto, não lembro qual. Mas teve um pais que, a população criou um modelo de carta unica e funcionou. Da mesma forma que criaram o sistema ficha limpa, que também ainda faz pouco efeito, creio que de repente carta unica poderia mudar algo.

    Abraços e boa semana...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem