CAPITALISMO NORDESTINO

 
 http://lalokohout.zip.net/images/chapeu.jpg


Fiquei alegre com o florescimento e vitalidade do capitalismo do agreste, mais especialmente de Caruaru e adjacências. Tudo, ou quase tudo em estado de mudança, com construções de todos os tipos, e serviços dos mais diversos. Claro, um capitalismo meio primitivo, com fábricas de  confecções, com uma grande participação do trabalho doméstico na divisão da produção, tal qual no início da chamada Revolução Industrial na Inglaterra, lá pelos fins do século XVIII. E um comércio pujante, acoplado a esta disforme e plural estrutura produtiva. Os serviços proliferam, e o estado, tenta tocar a péssima infra-estrutura. O espírito empreendedor tende a tornar-se dominante. Claro, existe muito assistencialismo, porém tendente a pelo menos diminuir. Claro, o estado deveria contribuir, sobretudo na área de educação, mais voltada para o mercado de trabalho. Em síntese com a construção de mais escolas técnicas. Mas, no nosso país o estado não está voltado para os reais interesses da população e sim para os grupos que dele se aproveitam. E as corporações são mais fortes do que se imagina, e por essas e outras, o Brasil não anda. Ou anda devagar. Mas apesar de tudo, o capitalismo ainda sobrevive. E sustenta todos, sobretudo os sugadores do estado.

PRESIDENTA BRABA

Se a presidenta é tão braba, porque não luta contra o corporativismo sindical, só para ficarmos neste exemplo? A estrutura sindical brasileira é sustentada pelo estado , desde Getúlio Vargas, que queria, e claro, conseguiu controlar os sindicatos.  As estruturas sindicais são gigantescas máquinas onde predomina o assistencialismo mais fulêiro. Todos nós “entregamos” compulsoriamente para sustentar esta máquina de corrupção, mais esta, o correspondente a um dia de trabalho por ano. Milhares de corruptos, maiores e menores, sempre viveram dessa estrutura. Lula nasceu daí. E as esquerdas da época inclusive seus intelectuais acreditavam que ele era um puro operário. Não um intelectual ao estilo leninista, mas um operário puro-sangue. Deu no que deu. Num dos governos mais corruptos da nossa história recente, Lula, que nunca foi burro enganou e ainda engana quase toda essa gente. Muitos tornaram-se cleptocratas, como o sinistro José Dirceu, uma espécie de Golbery do lulismo, embora sem nunca chegar perto , intelectualmente do General. Outros ingênuos ainda acreditam nessa gente, Vai ser burro assim no inferno. Vai, Dilma? Ela nem fala nisso, afinal ela também se diz socialista. Como, mexer nos queridinhos trabalhadores que sempre neles votaram?

 PRESIDNTA BRABA II

Que tal enfrentar as corporações dos professores das universidades federais? E no judiciário, onde os funcionários se aposentam ganhando fortunas sem terem contribuído? Isto sem falar dos salários altíssimos dos parlamentares, juntamente com os inócuos deputados estaduais? Para estas coisas ela não é braba. Os juízes ganham fábulas, e lá dentro, a corrupção nem chega ao conhecimento público. Talvez, como os crimes, sobretudo de colarinho branco, e o tráfico de drogas, só uma parte infinitesimal chega ao conhecimento do distinto público e da própria justiça. Alguém duvida? Vai, Dilma? Quer ser uma grande presidenta? Que pelo menos procure enfrentar pelo menos uma destas questões. Mas não. Ela é fraca mesmo.

Um comentário:

  1. Professor, vc nos disse certa vez:
    -A burguesia fede, mas tem dinheiro para comprar perfumes!
    Nunca esqueci dessa.
    Também acho que ela fede, mas sustenta muito parasita comunista com seus impostos. É muito fácil ser socialista com o dinheiro alheio. Quem sustenta esse Estado inepto, enferrujado e corrupto é a burguesia.

    ResponderExcluir